Diário Bem-Viver

Qualidade e tecnologia são essenciais à saúde dos olhos

Diogo Brondani

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Engana-se quem pensa que cuidar da saúde dos olhos é tarefa exclusiva de quem tem problemas oculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem 314 milhões de deficientes visuais e 45 milhões de pessoas cegas em todo o planeta. E grande parte dessa população poderia enxergar normalmente se tivesse passado por acompanhamento médico regular.

Para ficar em dia com a saúde dos olhos, é preciso tomar alguns cuidados importantes. O primeiro deles é consultar o oftalmologista, pelo menos, uma vez por ano. É ele quem vai avaliar as questões de grau e outras relacionadas à visão. O segundo é quanto a qualidade das lentes que serão usadas. Elas são fundamentais para garantir uma boa visão sem agravar problemas já existentes ou resultar em transtornos que comprometam a saúde do usuário.

Além disso, vivemos em um período de distância social em que as relações estão mais virtuais, onde o contato com amigos e familiares é feito através das telas de computadores e celulares, o que acaba exigindo um pouco mais dos olhos. Nesse sentido, cada vez mais os oftalmologistas receitam as lentes com tratamento antirreflexo aos pacientes. Conforme a visagista óptica da ótica Silvio Joalheiro, Rejane Beuren, essas lentes recebem um revestimento especial e, por isso, conseguem reduzir a um percentual mínimo os reflexos indesejáveis e proporcionar uma visão mais nítida.

- Esse revestimento garante uma visão mais clara, facilita a manutenção e limpeza das lentes e também aumenta a vida útil dos óculos. Além de todas as vantagens técnicas, as lentes com antirreflexo proporcionam uma estética visual muito mais limpa, evitando o reflexo externo nas lentes. Além de garantir a saúde ocular através de uma melhor visibilidade, esse tipo de lente é ideal para selfies e lives nas redes sociais - destaca a profissional.

SAIBA MAIS DETALHES
As lentes com antirreflexo podem ser combinadas com outros tratamentos, otimizando a experiência visual. Algumas opções são:

Proteção contra a luz azul:
A exposição prolongada à luz azul violeta causa fadiga ocular, visão embaçada, dores de cabeça constantes e diminuição da produção da melatonina hormônio responsável por regular o sono). Essa luz está presente nos aparelhos eletrônicos utilizados todos os dias, como celulares, computadores, tablets, entre outros. Ou seja,não dá para escapar porque ela está em toda parte. Ao usar aparelhos eletrônicos antes de dormir, como smartphone, enviamos a mensagem para nosso corpo de que é dia e estamos acordados. Dessa forma as chances de insônia crescem, impedindo que tenhamos uma boa noite de sono. O uso de óculos com lentes que ofereçam este benefício, amenizam os efeitos dos raios nocivos da luz azul, melhorando a qualidade da visão e também da vida do usuário. Traz grandes vantagens em tempos de home office e homeschooling.

Antiembaçante:
Ficar com as lentes dos óculos embaçadas antes era algo que causava incômodo somente na hora de tomar um cafezinho ou mudar de ambientes com temperaturas muito bruscas. Mas agora é uma realidade do dia a dia. Durante a pandemia, este efeito embaçado está ainda mais presente com o uso de óculos junto da máscara facial. Esse tratamento antiembaçante possibilita lentes inteligentes que foram projetadas pensando em quem as usa. Seja para usar máscara, praticar atividades físicas ou, ainda, se inclinar sobre uma panela quente na cozinha, essas lentes garantem nitidez e desempenho ideal para atender as necessidades visuais. Essa proteção é ativada através de um lenço com moléculas antiembaçantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Saúde e qualidade de vida passam pelo sono

Próximo

Projeto da UFSM fará lives semanais sobre saúde mental na pandemia

Saúde